terça-feira, 24 de novembro de 2009

Minha Lista de Livros para Crianças

Já estava querendo organizar essa lista há um tempão, com comentários etc, mas é só na necessidade que acabamos fazendo. Irei na Feira do livro de Brasília comprar alguns livros para escola, para isso tive que reunir todos os livros infantis bons que já li, divulgo então para quem mais se interessar. Lembrando que quando digo "criança" também estou falando daquela que por sorte ainda sobrou em você...

Começo falando dos TOP TOP!
  • Bisa Bia, Bisa Bel (Ana Maria Machado): um livro indispensável para qualquer idade!
  • A Casa da Madrinha (Lygia Bojunga): Esse aqui não é tããão para as crianças muito pequenas, melhor para adolescente, e para quem é adulto é FUNDAMENTAL (foi o primeiro livro que soluçei de chorar, não sei porque, mas...)

Todos os outros listados aqui eu já li e são maravilhosos, muitos são clássicos da literatura infantil brasileira, pode ler que vai gostar! Ah! também pode recomendar e dar de presente para um criança e, o mais importante, ler com ela. (Aqueles que são mais para adulto vou fazer uma marcação).

  • Raul da Ferrugem Azul (Ana Maria Machado) - Muito bom para questionar o mundo com uma linguagem infatil!
  • Bem do seu tamanho (Ana Maria Machado) - :)
  • Isso ninguém me tira (Ana Maria Machado) - História de amor para pré-adolescentes...
  • Menina Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado) - Famoso livro, aborda a questão racial de forma linda!
  • Abrindo Caminho (Ana Maria Machado) - Perfeito, muito poético, lindo!
  • Bolsa Amarela (Lygia Bojunga) - Também livro indispensável na vida!
  • O Sofá Estampado (Lygia Bojunga) - Mais para adulto, maravilhoso!
  • Meu Amigo Pintor (Lygia Bojunga) - Fala sobre a morte, na visão das crianças..
  • A Droga da Obediência - Os Karas (Pedro Bandeira) - Também um livro super questionador!
  • Ritinha danadinha (Pedro Bandeira) - Ótimo para ler com as crianças! AMO!
  • As Cores de Laurinha (Pedro Bandeira) - Gostoso de ler!
  • Mais respeito eu sou criança (Pedro Bandeira) - Melhor livro de Poesias para crianças, na minha opinião!
  • Uma professora muito maluquinha (Ziraldo) - Ótimo para ler na escola.
  • O Menino Maluquinho (Ziraldo) - Nem precisa de comentários, né?
  • Flicts (Ziraldo) - Pensei na Ju...
  • Marcelo Marmelo Martelo (Ruth Rocha) - Sobre a troca de palavras na infância...
  • O Pequeno Príncipe (Saint Exupéry) - Não poderia deixar de ter!
  • Pippi Meialonga (Astrid Lindgreen) - Essa coleção é fantástica, clássico mais que merecido (porque tem clássico ruim!) da literatura infantil.
  • Pippi nos mares do sul (Astrid Lindgreen)
  • Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque) - Fala sobre o medo. Fofo!
  • Ou Isto ou aquilo (Cecília Meireles) - Tem várias poesias lindas!
  • O menino Nito (Sonia Rosa) - Sobre o choro, muito legal!
  • Meninos do Mangue (Roger Mello) - Mais para adulto!
  • Armazém de folclore (Ricardo Azevedo) - Um livro para brincar!
  • Pinote, o fracote e Janjão, o fortão (Fernanda Lopes de Almeida e Alcy Linares) - Esse é demais!
  • A curiosidade Premiada (Fernanda Lopes de Almeida e Alcy Linares) - Legal

Vários outros do Ziraldo merecidos não estão aqui, mas é porque são tantos bons e coloquei os que veio a minha cabeça.

Com certeza essa lista será ampliada, até porque já fiz a lista dos que quero ler, e tem uma pilha aqui em casa dos que eu ainda não li... Definitivamente eu esqueci de vááários!

Ah! Quero sugestões também! Toda mensagem é bem-vinda!

4 comentários:

. disse...

Cacá, fiquei só um pouco triste de ver que vários dessa sua lista ainda não foram lidos por mim!!!
Vamos ter que fazer um encontro de literatura infantil, né?

Eu quando criança amava a série "Salve-se Quem Puder", super interativo (pra quem viveu infância sem internet...)!

E amei a referência ao FLICTS!!!
Também acho "Menina Nina"(é esse o nome?) do Ziraldo lindo!!!

Beijos, te amo!!!

Mônica Padilha disse...

Esqueci um super importante:
"Da pequena Toupera Queria Saber quem Tinha Feito Cocô na cabeça dela"
Muuuuuito bom!

Unknown disse...

Cacá,Amei a sua lista!!! Vou usar quando for escolher os livrinhos da Bibinha. Ela já adora ver os livrinhos O meu preferido era A Bolsa Amarela! Beijinhos, com carinho, da prima, Ciça.

Giovanna Alves disse...

Oi, Mônica.
Obrigada por passar lá no meu blog!

O TrocandoLivros é mesmo tudo de bom. Eu já indiquei várias vezes, porque quanto mais pessoas cadastradas, mais livros, né? Adoro sites de trocas, discussões e downloads de livros, além dos sebos online. Você já conhece a Estante Virtual? To pensando em falar dela em um próximo post.

Legal saber que você é de Brasília! Morei aí durante 5 anos. É uma bela cidade =)

Já estou seguindo seu blog, viu? Adorei! Durante a minha infância e pré-adolescência li vários desses livros que você indicou. São todos excelentes.